SOCESP

SOCESP

ENTREVISTAS

Entrevista com os coordenadores da Sessão de Casos Clínicos, Ibraim Masciarelli Pinto e Eduardo Gomes Lima

Qual é a importância da discussão de casos reais para a prática da cardiologia? O que isso traz de benefícios para os especialistas?

Ibraim Masciarelli Pinto e Eduardo Gomes Lima: Casos clínicos reais dão a oportunidade de o profissional médico discutir cenários clínicos desafiadores, mas que fazem parte do dia a dia, debatendo e avaliando quando há e quando não há evidências orientando sobre a melhor decisão clínica, bem como definindo o que fazer quando não há ensaios clínicos randomizados que esclareçam de modo definitivo a condição clínica abordada, ou seja, o que fazer quando se trata de pacientes com múltiplas comorbidades ou nas quais os trabalhos científicos mostram resultados que ainda geram debate ou que sejam conflitantes. Discutiremos condições como pacientes com insuficiência cardíaca que apresentem hipertensão, diabetes e que não tenham grande aderência ao tratamento, pacientes com doença coronária multiarterial confrontando o tratamento clínico e as opções de revascularização, como abordar pacientes com suspeita de cardiopatia e que desejam praticar esportes, enfim, as mais variadas condições que se apresentam na prática diária.

De que forma isso se dará? Quais as dinâmicas de discussões estão sendo estudadas para ingressar na programação do evento?

Ibraim Masciarelli Pinto e Eduardo Gomes Lima: As discussões terão muita interatividade, vamos buscar um modelo de debate dinâmico, não limitado aos modelos professorais do passado, mas apresentando formas de discutir em que se considere o melhor da evidência científica com a necessidade de se personalizar o diagnóstico e o tratamento do paciente, aspectos tão relevantes na atualidade, sempre destacando o que está ao alcance de quem pratica a cardiologia no nosso país.

Quem devem ser os convidados debatedores?

Ibraim Masciarelli Pinto e Eduardo Gomes Lima: Os debatedores serão colegas que tenham conhecida competência na área, não apenas na área da pesquisa, mas, principalmente, na prática da cardiologia. Serão referências da área que terão como principal missão contribuir para a prática da cardiologia tanto em situações frequentes da cardiologia como nos cenários desafiadores. Nossos debatedores estão sendo selecionados por sua capacidade de aplicar e de ensinar a aplicar na prática o que há de mais moderno no diagnóstico e manejo das mais diversas cardiopatias, dando ênfase ao que está ao alcance da prática de quem pratica a cardiologia no Brasil.

Quem deve participar das mesas sobre casos clínicos? E por quê?

Ibraim Masciarelli Pinto e Eduardo Gomes Lima: Em decorrência de seu aspecto prático, didático e voltado para a realidade nacional, acreditamos que este tipo de seção atrairá o interesse de todas as faixas etárias, desde o estudante até o profissional com muitos anos de prática.

Ibraim Masciarelli Pinto

Eduardo Gomes Lima

Veja também

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025