SOCESP

Local do Evento

CONHEÇA A CIDADE

O que fazer em São Paulo...

A 45ª edição do Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo será em junho e aqui selecionamos algumas opções de entretenimento e gastronomia para os visitantes e moradores desta metrópole

Entre os dias 19 e 21 de junho, a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo promove a 45ª edição do Congresso da entidade, que será realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A excelência das aulas e palestras, cujo objetivo é compartilhar conhecimento para os desafios do dia a dia da especialidade, já é de conhecimento geral e atraíram mais de 7 mil congressistas na edição 2024 com 728 conferencistas dos Estados Unidos, México, além de lideranças acadêmicas brasileiras da Cardiologia e profissionais de oito áreas, como educação física, enfermagem, farmacologia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social e um grupo de estudos em cuidados paliativos em centenas de palestras e debates.
Mas especialmente para os profissionais e familiares que chegam de outras cidades, a visita à capital paulista não precisa se restringir à carga horária da programação. Assim como o Congresso da SOCESP evolui a cada ano, São Paulo fica cada vez mais abrangente quando o assunto é lazer, entretenimento e gastronomia.

Museus: para ver e saborear

Vários museus e edifícios históricos de São Paulo fazem uma combinação generosa entre arte e gastronomia. É o caso do MIS - Museu da Imagem e do Som (https://www.mis-sp.org.br/). Inaugurado em 1970, preserva e documenta o passado e o presente nas  manifestações ligadas à música, cinema, fotografia e artes gráficas. Possui uma coleção com mais de 200 mil itens. Localizado no Jardim Europa, também abriga o Pipo Restaurante (https://www.instagram.com/pipo_sp/), com um cardápio de comida brasileira contemporânea.

Reinaugurado em 2023, o Museu Casa das Rosas (https://site.casadasrosas.org.br/) é uma relíquia dos casarões da época dos barões de café. Construído em 1935, foi tombado em 1985, quando a maioria dos palacetes da avenida Paulista havia sido demolida. Além das exposições itinerantes, vale para conhecer a arquitetura, os belos jardins e o Caffe Ristoro (https://www.cafferistoro.com.br). Situado no pátio posterior da propriedade, oferece a oportunidade de saborear pratos da cozinha italiana, cafés e outras iguarias em seu salão ou ao ar livre.

Literalmente do outro lado da rua, temos a Japan House (https://www.japanhousesp.com.br). São Paulo foi uma das três cidades do mundo escolhida pelo governo japonês para sediar a casa/museu aberta em 2017, cujo objetivo é disseminar a cultura e arte daquele país. No térreo, o visitante encontra um café contemporâneo, com acesso à loja do museu e, no último andar, está o restaurante Aizomê (https://www.japanhousesp.com.br/restaurante), que acompanha a proposta da Japan House de mostrar um Japão dos dias atuais.

Ainda falando sobre comer e conhecer, o Instituto Moreira Salles (https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/) é outra pedida. Com 6 mil metros quadrados e  características arquitetônicas modernas, tem como foco a formação de acervos e a preservação da memória brasileira, no que tange as comunicações e as artes visuais. No 5º andar está o Café e Restaurante Balaio (https://balaioims.com.br/), que prioriza uma carta com ingredientes nacionais.

E para quem está em incursão pela avenida Paulista, o MASP (https://masp.org.br/) não pode ficar de fora: trata-se da exposição de arte europeia mais importante do Hemisfério Sul, com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos. O emblemático MASP hospeda o restaurante A Baianeira (https://www.masp.org.br/abaianeira).

História & sabor

Inaugurado em 1911 e considerado um dos mais importantes teatros nacionais, o Theatro Municipal (https://theatromunicipal.org.br/pt-br/) é tour obrigatório. Além da agenda de espetáculos, o local dispõe de visitas guiadas. São dois espaços gastronômicos com propostas diferentes dentro do Municipal: o Salão Dourado (https://bardosarcos.com.br/salao-dourado/), com ambiente clássico e, no subsolo, o misterioso Bar dos Arcos, aberto no happy hour e jantar.

O Complexo Cultural Júlio Prestes traz música erudita e boa mesa: a Sala São Paulo (www.salasaopaulo.art.br/home.aspx), é uma das mais conceituadas casas de concertos do país. Lá está o Vivace (https://www.instagram.com/gastronomiavivace), restaurante aberto de segunda a sexta, no almoço, e jantares apenas nos dias de apresentações noturnas.

Paradinha para um café

São Paulo tem se especializado em inaugurar lugares aconchegantes para um café ou almoço rápido, alguns com mesas em jardins e muito verde. O Café das Coisinhas (https://www.instagram.com/cafedascoisinhas) e o Café com quintal (https://www.instagram.com/cafecomquintal/) estão neste ranking.

Falando em história, a unidade do Il Barista (https://www.instagram.com/ilbaristacafes/), na antiga Bolsa de Valores (Edifício João Brícola), é uma ótima opção, que alia a qualidade da rede com o charme da construção. Outra sugestão é o café colonial servido na sede do Horto Florestal (https://www.instagram.com/hortoflorestaloficial/). Já na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (https://www.fundacaooscaramericano.org.br/salaodecha) a sensação é de estar tomando um chá da tarde em uma fazenda do século passado.

Com várias unidades, o MUG Praça Pamplona (https://mugsp.com.br/) pode ser priorizado. Está estabelecido em um casarão tombado como patrimônio histórico. No cardápio, opções de cafés, doces e salgados.

Para um brunch, vale conhecer o London Coffee Station (https://www.instagram.com/londoncoffeestation/),  que remete o visitante às casas de chá britânicas.

Do alto

Cresce em São Paulo o número de bares e restaurantes instalados em rooftops, a exemplo do que é comum em cidades como Nova York. Entre eles está o Vista (https://vistarestaurante.vistasaopaulo.com.br/), vizinho do Parque do Ibirapuera está no terraço do Museu de Arte Contemporânea – MAC (http://www.mac.usp.br/mac/). É possível, inclusive, fazer um bem bolado com os dois itens. Outra dica é o Skye (https://www.hotelunique.com/restaurante-bar/skye/), um dos pioneiros na modalidade rooftop. Fica no último andar do Hotel Unique.

Em outro terraço, no Shopping Light, está o Espaço Priceless (https://www.instagram.com/espacopriceless/), que conta com duas atrações: o Abaru Bar e o Notiê Restaurante. Também no centro, o Bar Matiz (https://www.instagram.com/matizbarsp/) tem na agenda musical seu ponto forte.

Solta o som

Quem curte música ao vivo não pode sair de São Paulo sem aproveitar ao menos uma noite. Se a ideia é ouvir jazz, blues ou MPB, confira a programação do Blue Note (https://bluenotesp.com/) e do Madeleine Jazz Bar (http://www.madeleine.com.br/). Para a turma do samba e pagode, o boêmio bairro da Vila Madalena não irá decepcionar com uma seleção dos bares que podem afinar com seu gosto musical.

Outra atração é o Miles Wine Bar (https://www.instagram.com/mileswinebar/) com opção de música ao vivo nas noites (jazz, blues, soul e R&B) com paellas, tapas espanholas e extensa carta de vinhos.   

O inusitado

Mas os passeios podem sair do lugar comum. Reeditando as buchette del vino, tradicionais em Florença (Itália), o Bixiga também ganhou sua versão da “janelinha do vinho e do café” (https://www.instagram.com/buchettedelvinocasagrilo/). Na variante brasileira, o cliente, na calçada de uma rua tranquila do bairro, escolhe entre taça de vinho, café e outras delícias e é servido por uma “mão misteriosa” através de uma pequena janela.

Já o Ragu (https://www.instagram.com/restauranteragu_oficial/) ganhou fama de restaurante secreto por ficar no final de um corredor, quase invisível para quem passa na movimentada rua Maceió. O estabelecimento autoproclama fazer o melhor molho ragu da cidade.  E se a ideia é dar um pulinho na Itália sem sair da capital paulista, há uma série de sugestões que trazem não só a culinária, mas a atmosfera das osterias para cá.

E que tal um drink dentro de um cofre? Essa é a proposta do Subastor Bar do Cofre (https://www.subastor.com.br/subastorbardocofre), no subsolo do prédio Farol Santander, no Centro. Sofisticação e boas propostas de bebidas e petiscos em um ambiente propositalmente misterioso.

Parques

Como é de conhecimento geral, comer é um dos verbos mais conjugados em São Paulo. Por isso, nada melhor do que incluir atividade física para toda a família, com visitas aos vários parques da cidade para compensar as eventuais calorias “a mais”. A grande maioria desses espaços oferece infraestrutura, aluguel de bicicletas e triciclos e locais para a prática de esportes, como quadras e pistas de cooper. Nesta lista estão o Parque do Ibirapuera (https://www.parquedoibirapuera.org/), muito popular entre os moradores, o Parque Villa Lobos (https://www.parquevillalobos.net/) e o Parque Burle Marx (https://parqueburlemarx.com.br/), entre muitas outras rotas para roteiros ao ar livre.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025