SOCESP

SOCESP

ENTREVISTAS

Entrevista com o presidente do 45º Congresso da SOCESP, Ricardo Pavanello

A grande novidade do Congresso da SOCESP 2025 será a Arena ESG. O que já podemos adiantar sobre o tema para os congressistas?
Ricardo Pavanello: Pela primeira vez em um Congresso de Cardiologia no Brasil teremos esse assunto debatido de forma ampla e com um espaço específico. A Arena ESG - Environmental, Social and Governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança, será palco de uma extensa programação que irá compreender a temática ambiental e social em diretrizes internacionais, como as europeias para hipertensão e fibrilação atrial que já incluíram fatores como a poluição ambiental entre os que precisam de atenção para as doenças cardiovasculares. Iremos incluir nos debates a adesão aos tratamentos e as possibilidades da população em adquirir medicamentos, além dos programas governamentais, como o Farmácia Popular, que oferecem tratamentos a preços subsidiados e até gratuitos. A Arena ESG também trará exemplos empresariais implantados na área da cardiologia que contemplam essa agenda.

E sobre a sustentabilidade do evento, o que já está sendo analisado?
Estamos estudando que o Congresso da SOCESP seja o mais sustentável possível e temos olhado para todos os aspectos que envolvem um evento com milhares de congressistas e colaboradores. Temos pensado em dezenas de itens que vão desde a seleção dos fornecedores de alimentação que tenham práticas sustentáveis, passando pela montagem dos estandes e até a doação de mochilas do evento para escolas públicas. Na edição de 2024 do Congresso destinamos as bolsas para os estudantes do Rio Grande do Sul, que viveram uma tragédia. Tudo está sendo avaliado pela comissão organizadora, como a substituição de copos descartáveis, a mínima utilização de papel, e o que for usado que seja reciclado, a opção de transportes mais limpos e coletivos, com mais alternativas aos congressistas e outros como a redução da utilização de carpetes nas áreas de circulação.

A programação científica já contempla quais assuntos?
Ricardo Pavanello: Estamos formulando a programação, discutiremos as novas Diretrizes da European Society of Cardiology, que acabam de ser apresentadas em Londres, especificamente sobre fibrilação atrial, síndrome coronariana crônica, doença arterial periférica e hipertensão arterial. A Comissão Científica já colocou na pauta a obesidade e doença cárdio renal e metabólica, a terapia antitrombótica em pacientes revascularizados, a revascularização ou terapia clínica na doença multivascular, o risco e conduta peri-operatória, os novos e antigos pilares na terapia da ICFeP, as SiRNAs no tratamento da doença cardiovascular, a inflamação e doença cardiovascular, entre tantos outros. Estamos atentos ao que será apresentado no Congresso da American Heart Association, em Chicago, para trazer aos congressistas aqui da SOCESP os estudos mais impactantes para debates

Quais atividades já tradicionais destacaria na edição de 2025?
Ricardo Pavanello: Teremos uma importante agenda com diversas oficinas de Hands On, a discussão de casos clínicos com debates de exemplos reais que podem ajudar na prática clínica no momento de decisões no consultório, a sessão de temas livres, além de participação de convidados internacionais, como o simpósio conjunto com o American College of Cardiology. Será um evento imperdível. Contamos com a presença dos colegas especialistas e também dos profissionais de saúde das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e integrantes de Cuidados Paliativos.

Ricardo Pavanello

Veja também

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025