Introdução: É alarmante que nas últimas décadas tenham se tornado frequente os casos de ansiedade diagnosticados, embora essa seja uma condição influenciada pelo ambiental, social, político e econômico os índices alarmantes ao qual a sociedade tem atingido de ansiedade tem resultado em adoecimento extremo e levado ao desequilíbrio na saúde física e mental dos indivíduos. Consequentemente, esses desequilíbrios tem levado, em especial os adolescentes, a apresentarem baixos desempenhos escolares. Neste contexto a atividade física (AF) tem se estabelecido como um meio de intervenção eficaz na busca por melhoria dos aspectos de saúde mental. Objetivo: Evidenciar se a prática da atividade física exerce influência nos níveis de ansiedade dos alunos do ensino médio de uma escola pública em São Raimundo Nonato – PI. Método: 25 alunos de ambos os sexos (mulheres (56%), Idade = 16,52±1,08; Peso = 62±12,35; IMC = 20,51±5,32) do ensino médio de uma escola pública participaram do estudo. Os alunos foram divididos em quatro grupos, a partir da classificação do nível de ansiedade: 1) Grau mínimo (Grupo 1 – G1); 2) Ansiedade leve (Grupo 2 – G2); 3) Ansiedade moderada (Grupo 3 – G3); 4) Ansiedade severa (Grupo 4 – G4). O Inventário de Beck foi utilizado para avaliar os níveis de ansiedade dos participantes. O Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) foi utilizado para determinar a quantidade de exercício físico durante o lazer. O rendimento acadêmico foi avaliado por meio das notas das disciplinas de Português e Matemática, as quais foram extraídas do histórico escolar do aluno. Resultados: (G1- n=11 (54%) AF 484,36±349,21/min); (G2- n= 5 (20%) AF 80±98,99/min); (G3- n= 3 (12%) AF 76,66±115,90/min); (G4- n=6 (24%) AF 160±192,24/min). Desempenho acadêmico (G1- Português 8,40±0,99; Matemática 8,54±0,86); (G2- Português 8,76±1,18; Matemática 9,12±1,17); (G3- Português 8,2±0,34; Matemática 8,36±0,58); (G4- Português 8,21±1,12; Matemática 8,71±1,09). Os dados apresentaram ainda, uma correlação (Spearman) inversamente proporcional entre Tempo de Atividade Física e score total dos Níveis de Ansiedade (-0,635 P>0,05). Conclusão: A prática da Atividade Física impactou de maneira positiva na melhora dos níveis de ansiedade dos estudantes. Todavia, não observamos diferenças significativas no desempenho acadêmico dos estudantes.
Palavras-chave: Atividade física; Saúde mental; Ansiedade.