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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Impacto da atividade física nos níveis de ansiedade e desempenho acadêmico de escolares do ensino médio

Suéllen D. Negreiros, Ricardo G. de Sousa, Daniela dos S. Rego, Larissa B. Lima, Samanda de S. Silva, Helton M. Ferreira, Eptácio N. da Silva, Gean de L. Silva, Rosyvaldo F. Silva, Thaynara de M. Bezerra
IFPI - São Raimundo Nonato - PI - Brasil, IFMA - São Luís - MA - Brasil

Introdução: É alarmante que nas últimas décadas tenham se tornado frequente os casos de ansiedade diagnosticados, embora essa seja uma condição influenciada pelo ambiental, social, político e econômico os índices alarmantes ao qual a sociedade tem atingido de ansiedade tem resultado em adoecimento extremo e levado ao desequilíbrio na saúde física e mental dos indivíduos. Consequentemente, esses desequilíbrios tem levado, em especial os adolescentes, a apresentarem baixos desempenhos escolares. Neste contexto a atividade física (AF) tem se estabelecido como um meio de intervenção eficaz na busca por melhoria dos aspectos de saúde mental. Objetivo: Evidenciar se a prática da atividade física exerce influência nos níveis de ansiedade dos alunos do ensino médio de uma escola pública em São Raimundo Nonato – PI. Método: 25 alunos de ambos os sexos (mulheres (56%), Idade = 16,52±1,08; Peso = 62±12,35; IMC = 20,51±5,32) do ensino médio de uma escola pública participaram do estudo. Os alunos foram divididos em quatro grupos, a partir da classificação do nível de ansiedade: 1) Grau mínimo (Grupo 1 – G1); 2) Ansiedade leve (Grupo 2 – G2); 3) Ansiedade moderada (Grupo 3 – G3); 4) Ansiedade severa (Grupo 4 – G4). O Inventário de Beck foi utilizado para avaliar os níveis de ansiedade dos participantes. O Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) foi utilizado para determinar a quantidade de exercício físico durante o lazer. O rendimento acadêmico foi avaliado por meio das notas das disciplinas de Português e Matemática, as quais foram extraídas do histórico escolar do aluno. Resultados: (G1- n=11 (54%) AF 484,36±349,21/min); (G2- n= 5 (20%) AF 80±98,99/min); (G3- n= 3 (12%) AF 76,66±115,90/min); (G4- n=6 (24%) AF 160±192,24/min). Desempenho acadêmico (G1- Português 8,40±0,99; Matemática 8,54±0,86); (G2- Português 8,76±1,18; Matemática 9,12±1,17); (G3- Português 8,2±0,34; Matemática 8,36±0,58); (G4- Português 8,21±1,12; Matemática 8,71±1,09). Os dados apresentaram ainda, uma correlação (Spearman) inversamente proporcional entre Tempo de Atividade Física e score total dos Níveis de Ansiedade (-0,635 P>0,05). Conclusão: A prática da Atividade Física impactou de maneira positiva na melhora dos níveis de ansiedade dos estudantes. Todavia, não observamos diferenças significativas no desempenho acadêmico dos estudantes.

Palavras-chave: Atividade física; Saúde mental; Ansiedade.

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19, 20 e 21 de Junho de 2025