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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Ação educativa para o uso seguro de fitoterápicos e anticoagulante oral em um paciente com válvula mecânica: Um relato de experiência

Izabela Martins da Costa, Amanda Macedo Ferreira, Gabriela De Angeli De Martini, José Reensor Teófilo Moura, Amanda Fagundes, Edwirgens Mariana Al. Sobrinho, Vanessa Alves Bernardo Fortunato, Beatriz Lanza Ferrari
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO: Dentre os fatores de risco para pacientes em uso de prótese valvar mecânica, estão as interações entre produtos fitoterápicos e medicamentos convencionais. O objetivo foi relatar a experiência de residentes multiprofissionais na construção de um livreto instrucional sobre a interação da varfarina com fármacos e plantas medicinais, voltado a um paciente após colocação de válvula mecânica. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma equipe multiprofissional no qual aplicou um questionário a um paciente avaliando o letramento em saúde (LS), sendo considerado baixo. A partir desta identificação, 5 etapas foram implementadas: levantamento de literatura, elaboração do conteúdo, diagramação, ação instrucional ao paciente e a avaliação pós ação educativa. O livreto instrucional foi elaborado com 29 páginas, personalizado e individualizado. A equipe realizou uma roda de conversa, juntamente com a entrega do livreto, havendo explicações sobre a ação da varfarina, riscos/alertas do uso do anticoagulante oral (ACO), lista de medicamentos os quais possuem interação com ACO e devem ser evitados, seguida por imagens ilustrativas das plantas medicinais utilizadas pelo paciente com as palavras “PODE” e “NÃO PODE”. A fim de verificar a efetividade, foi realizada uma roda de perguntas e respostas avaliando o conhecimento adquirido pelo paciente após a leitura do livreto e sanar dúvidas identificadas. RESULTADO: No livreto continha as plantas e alimentos com ativos fitoterápicos de uso comum do indivíduo avaliado, informando a relação do consumo com as possíveis alterações no ACO, possibilitando realizar a educação em saúde proposta. As informações foram elaboradas com palavras de fácil compreensão e linguagem facilitada. Foram sugeridas outras ervas nas quais poderiam ser utilizadas como alternativas sem comprometer a eficácia do tratamento. O envolvimento da equipe multidisciplinar, em que o paciente foi atendido por diversas especialidades, foi apontado como um aspecto importante na educação em saúde, pois não existiam materiais educativos com orientações sobre o uso de ervas e varfarina para  ser utilizado como ferramenta a fim de orientar a ingestão de insumos que podem haver interações. CONCLUSÃO: O contexto apresentado evidenciou a importância da identificação do LS sobre o uso de anticoagulante, além da interação com fitoterápicos, podendo ser abordado de forma personalizada e assertiva, com o objetivo de minimizar os fatores de risco.

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19, 20 e 21 de Junho de 2025