SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

HEMORRAGIA APÓS EXODONTIA: O IMPACTO DA INTERAÇÃO ENTRE VARFARINA E ANTIBIÓTICOS, UM RELATO DE CASO.

Vitor Morais Caporrino, Ana Carolina de Andrade Buhatem Medeiros, Valéria Cristina de Souza Cantoni, Gabriella Avezum Mariano da Costa de Angelis
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A varfarina é um anticoagulante oral utilizado na prevenção de eventos tromboembólicos cuja ação depende da síntese de fatores de coagulação dependentes da vitamina K. Já a amoxicilina, um antibiótico de amplo espectro, pode causar alterações na microbiota intestinal responsável pela síntese da vitamina K e possível inibição do metabolismo hepático da varfarina, causando assim um aumento no tempo de protrombina. Esta interação pode aumentar o risco de sangramento em intervenções e cirurgias odontológicas, sendo necessários cuidados especiais. 

Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 46 anos, hipertensa com histórico de febre reumática, retroca de protese valvar biológica por protese metálica em posição mitral e em uso de anticoagulante oral, varfarina comparece ao pronto socorro de hospital cardiológico de referência com queixa de sangramento após exodontia de primeiro molar inferior direito em serviço externo. Coletado exames laboratoriais, hemograma sem alterações e INR (Razão Normalizada Internacional) de 4,52, acima da faixa terapêutica, suspenso a varfarina por 2 dias pelo médico do pronto socorro e encaminhada à Seção de Odontologia. Paciente relata que não realizou coleta de exames antes da exodontia e fez uso de terapia antibiótica com amoxicilina 2 gramas de 8 em 8 horas por 7 dias. Ao exame intraoral, observa-se coágulo mal formado de aproximadamente 3 cm de diâmetro acima da ferida cirúrgica, com sangramento ativo intenso na região de primeiro molar inferior direito. Foi realizada a remoção do coágulo mal formado, aplicação de ácido tranexâmico em pasta intra-alveolar e sutura oclusiva. Após intervenção, a paciente foi encaminhada ao Setor de Anticoagulação para ajuste da dose da varfarina e seguiu em acompanhamento odontológico com 48 horas e sete dias de pós-operatório. 

 

Considerações finais: O caso demonstra a importância do cirurgião-dentista especializado no conhecimento da terapia antitrombótica em pacientes valvopatas, no planejamento e execução de procedimentos cirúrgicos odontológicos bem como, na interação medicamentosa da varfarina especialmente com os antibióticos.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025