RESUMO: Os Dispositivos de Assistência ao Ventrículo Esquerdo (DAVE) de primeira geração foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para uso clínico em 1994. Inicialmente, estes dispositivos de fluxo pulsátil foram indicados como suporte circulatório em pacientes aguardando transplante cardíaco (ponte para transplante). Já os dispositivos de fluxo contínuo, de segunda e terceira geração (HeartMate 3), foram aprimorados em relação a sua estrutura e função, apresentando maior durabilidade. Isso permitiu ampliar as indicações dos DAVE como uma terapia final para pacientes considerados inelegíveis ao transplante cardíaco (terapia de destino). Com esta possibilidade para os pacientes o Serviço Social do Hospital entrou em ação na realização da avaliação social dos candidatos a receber o dispositivo.
Nesta avaliação o Serviço Socialidentifica fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais que influenciam as condições de vida e de saúde dos candidatos, dando subsídios a equipe multidisciplinar.
A avaliação social é uma ferramenta valiosa para prever e medir as condições sociais de vida de cada pessoa, onde além da entrevista social com o paciente e familiares realizamos a visita domiciliar in loco. Ela permite identificar os fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que permeiam a vida do paciente e de sua família, os quais podem influenciar, facilitar ou dificultar o processo de adesão, reintegração social e a qualidade de vida.