Introdução
A anemia falciforme é uma doença genética que resulta em falcização das hemácias gerando uma anemia hemolítica crônica. Essa disformia pode causar diversas alterações laboratoriais, entre elas a hipercalemia.
Caso Clínico
Mulher de 45 anos, portadora de anemia falciforme, doença renal crônica (DRC) em hemodiálise 3x/semana e insuficiência valvar mitral (moderada), aórtica e de tricúspide (leves) em internação hospitalar por crise falcêmica com queixa de dor dentária intensa há 7 dias. O exame clinico revelou edema facial bilateral, raízes residuais do dente segundo molar inferior esquerdo, aumento de volume em fundo de sulco, dor intensa a palpação, drenagem de secreção purulenta, febre e edema de face bilateral na região das glândulas parótidas. Frente aos achados clínicos, obteve-se as hipóteses diagnósticas de abscesso dentoalveolar agudo (confirmada por tomografia computadorizada) e parotidite. Iniciou-se a antibioticoterapia (amoxicilina + ácido clavulanico) com dose ajustada para DRC. A paciente foi liberada pelo hematologista, cardiologista e nefrologista para a realização das exodontias sob anestesia geral entretanto o procedimento cirúrgico foi cancelado devido quadro de hipercalemia (K=6,7 mmol/L) com alto risco para intercorrência cardiológica, além de riscos com drogas da anestesia geral. Na vigência da hipercalemia, a paciente evoluiu com hipertensão arterial sistêmica (190x120mmHg) e foi transferida para Unidade de Tratamento Intensivo. Após compensação do quadro sistêmico paciente foram realizadas a exodontia que evoluiu com hemorragia local controlada com manobras hemostáticas locais (esponja de fibrina e pasta de ácido tranexâmico) e drenagem do abscesso sob anestesia geral. No pós-operatório imediato paciente evoluiu com sangramento nasal na narina onde foi realizada a intubação e que foi controlada por otorrino com tamponamento nasal. O pós operatório evoluiu de forma satisfatória sem maiores intercorrências e com resolução do quadro inicial.
Discussão
A atuação da equipe interprofissional de saúde em indivíduos com anemia falciforme e suas complicações cardiológicas e nefrológicas podem fazer a diferença na segurança e risco de mortalidade para a realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos sob anestesia geral. A hipercalemia e a anemia devem ser condições sempre monitoradas neste grupo de pacientes na avaliação pré-operatória imediata.