SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO CLÍNICO PARA O MANEJO DE VIAS DE ACESSO APÓS PROCEDIMENTO PERCUTÂNEO

Mariana Kamiya Arruda, Lilianne Silva Felix, Dayane Oliveira de Alencar, Amaury Diniz, Thaís Fernanda Bianchi
Sonicardio - Cuiabá - MT - Brasil

INTRODUÇÃO  

As doenças cardiovasculares são a causa mais comum de mortalidade e morbidade em todo o mundo, com uma parcela substancial desse fardo suportada por países de baixa e média renda. A Síndrome Coronária Aguda é frequentemente a primeira manifestação clínica. A realização de cateterismo cardíaco e angioplastia coronária com stent são pilares do diagnóstico e tratamento destas síndromes. Nestes procedimentos as complicações mais comuns são as complicações vasculares relacionadas ao sítio de punção. A implementação de avaliações de enfermagem é um método de prestação de cuidado e atenção aos pacientes com o objetivo de reduzir as complicações após estes procedimentos de forma a dar segurança e qualidade no cuidado ao paciente.

OBJETIVO

Relatar a experiência da implementação de novo método visual de avaliação dos cuidados de enfermagem relacionados ao acesso vascular em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco e angioplastia em hospital filantrópico no Estado de Mato Grosso.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência na implementação de um método visual desenvolvido pela equipe de enfermagem do laboratório de hemodinâmica de um hospital filantrópico do Estado de Mato Grosso. Foi realizado através da elaboração de um ‘’boneco’’ em desenho onde é possível visualizar de maneira rápida e precisa os sítios de punções arteriais ou venosas realizadas em cateterismos e angioplastias coronárias demarcados com cores, além das orientações escritas sobre os cuidados. Com isso, houve maior agilidade na identificação de sangramentos e hematomas nos setores de repouso da hemodinâmica, enfermarias e unidade coronariana pós procedimento.                                      

 

RESULTADOS

A partir desta implementação, notou-se através de relatos das equipes de enfermagem, a importância de facilitar a visualização do sitio de punção de forma rápida e assim otimizou-se o processo de cuidar, garantindo maior segurança ao paciente.

 

CONCLUSÃO

O enfermeiro e sua equipe têm importante papel no cuidado direto ao paciente durante e após o cateterismo e angioplastia, podendo, com cuidados específicos, evitar e/ou reconhecer de maneira ágil complicações vasculares relacionadas ao sítio de punção como sangramentos e hematomas para que a instalação de medidas adequadas à correção destas situações seja mais rápida e resolutiva, promovendo assim a segurança do paciente.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025