Objetivos: Avaliar a viabilidade de um programa de capacitação profissional baseado no Ciclo de Aprendizagem Experiencial de Kolb, elaborado por e para enfermeiros, com o propósito de identificar precocemente o risco de deterioração clínica em unidades de internação de um hospital universitário, utilizando a metodologia Just-in-Time e a ferramenta NEWS2.
Desenho do Estudo: Pesquisa quase-experimental, de braço único, com avaliação antes e depois da intervenção, realizada com enfermeiros de unidades de internação de um hospital universitário de nível terciário, localizado na região sudeste de São Paulo, Brasil. O estudo implementou um programa de capacitação para identificação do risco de deterioração clínica precoce.
Local e Participantes: A amostra foi composta por 81 enfermeiros do departamento de enfermagem de um hospital brasileiro.
Método: Este estudo de viabilidade aplicou um programa de capacitação para avaliação do risco de deterioração clínica precoce, seguindo as diretrizes dos Padrões Consolidados de Relato de Ensaios para estudos piloto e de viabilidade. As comparações entre os períodos de avaliação, baseadas nos resultados da ferramenta NEWS2, foram realizadas por meio do teste de McNemar, revelando diferenças estatisticamente significativas nos escores obtidos nos dois casos clínicos aplicados, bem como nas condutas clínicas adotadas.
Resultados: As variações nas médias dos escores da parte 1 da RRTS entre o pré e o pós-teste foram estatisticamente significativas.
Conclusão: O programa de capacitação aprimorou a habilidade dos enfermeiros em reconhecer precocemente a deterioração clínica dos pacientes. Trata-se de uma intervenção em enfermagem com evidências de viabilidade e aceitabilidade. Com novos aprimoramentos e testes de eficácia, a intervenção possui potencial para ampla aplicação e expansão a um número maior de enfermeiros que atuam com pacientes em risco de deterioração clínica precoce.