Introdução: Cardiopatias congênitas refere-se a um grupo de doenças responsáveis por diversas alterações cardíacas, muitas vezes associada a necessidade de um transplante cardíaco ao paciente pediátrico. Todavia, durante o período de espera pelo transplante, a criança pode demandar de hospitalizações, entretanto, diversos fatores estressantes podem impactar no enfrentamento ao processo de saúde e doença. Métodos: Trata-se de um relato de experiência descritivo, desenvolvido na unidade de internação pediátrica de um hospital terciário público especializado em cardiologia, localizado na cidade de São Paulo. Portanto, a experiência foi vivida por um residente de enfermagem em Saúde Cardiovascular e consiste na vivência de sua aplicação do processo de enfermagem, em sua íntegra, nos pacientes pediátricos em fila de transplante cardíaco, viabilizando a avaliação de enfermagem por um período de um mês. Resultados: Após a avaliação de enfermagem, foram elencados os pacientes com o diagnóstico de enfermagem de enfrentamento desadaptativo da “North American Nursing Diagnosis Association-International” (NANDA-I), com características definidoras mais presentes de “fadiga” e “responsividade afetiva alterada”, além do fator relacionado em destaque de “preparação inadequada para estressores”. Desta forma, foram estabelecidos os indicadores “Nursing Outcomes Classification” (NOC), sendo “modificação no estilo de vida para reduzir o estresse” e “uso de estratégias eficientes de enfrentamento”. Logo, possibilitou-se a aplicação da estratégia “Nursing Interventions Classification”(NIC) de brinquedo terapêutico, no qual foram utilizados jogos e brincadeiras com recursos lúdicos disponíveis na brinquedoteca e solário do instituto, além da estimulação do compartilhamento dos sentimentos, conhecimento e percepções das crianças em conjunto do encorajamento ao envolvimento dos respectivos familiares para realização destas atividades e criação de um vínculo afetivo “paciente-família-profissional”. Portanto, viabilizou-se a evolução de enfermagem por meio dos indicadores pré-estabelecidos, tendo resultados iniciais avaliados como “poucas vezes demonstrado” evoluindo para “consistentemente demonstrado”. Conclusão: O processo de enfermagem é de suma importância na estruturação de uma assistência humanizada ao paciente pediátrico, e pode ser uma estratégia de contribuir com a harmonização e diminuição do estresse da criança em situação de hospitalização.