SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Diagnósticos de Enfermagem Prevalentes em Crianças no Período Pós-Operatório de Cirurgia de Norwood

Souza, N.A., Godoi, A.M.L.
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: As cardiopatias congênitas têm influência nas taxas de mortalidade neonatal precoce e algumas necessitam de abordagem cirúrgica nos primeiros dias de vida. A operação de Norwood possui variações, mas consiste, em geral, na ampliação com anastomose do tronco pulmonar com a porção ascendente da aorta, conectando-a ao ventrículo direito, o que garante o fluxo sistêmico e coronariano. Em suma, é realizada em pacientes com diagnóstico de Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), que é uma patologia rara, cuja incidência está estimada em 1 a cada 4000 casos entre nascidos vivos, e de alta mortalidade sem tratamento cirúrgico. Sendo o enfermeiro responsável pelo cuidado perioperatório, é importante que ele conheça o perfil dos pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico e faça o levantamento dos diagnósticos de enfermagem prioritários à assistência do indivíduo no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica de modo a respaldar e organizar seu processo de trabalho.

Objetivo: Identificar quais foram os diagnósticos de enfermagem prevalentes selecionados pelos enfermeiros até o 3º dia de pós-operatório da cirurgia de Norwood em centro especializado em cirurgia cardiológica.

Método: Estudo exploratório, retrospectivo, descritivo e de cunho quantitativo, realizado através de análise de prontuário de 11 pacientes pediátricos em até o terceiro dia pós-operatório. O projeto deste estudo foi enviado ao Comitê de ética e pesquisa e submetido à plataforma Brasil. Foi aprovado em outubro de 2024.

Resultado: Foram identificados cinco diagnósticos de enfermagem prevalentes sendo eles: risco de infecção (22%), risco de sangramento (16%), risco de aspiração (11%), nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais (10%) e risco de queda (7%). Foram identificados inconformidades quanto à existência de evolução de enfermagem, também foi observada a ausência do documento histórico de enfermagem e a presença de diagnósticos de enfermagem que não condizem com os dados relatados em evolução e anotação de enfermagem no período que abrange as primeiras 72 horas do pós-operatório.

Conclusão: Foram identificados cinco diagnósticos de enfermagem mais prevalentes e que podem nortear os cuidados de enfermagem. O enfermeiro precisa conhecer aspectos específicos que englobam as necessidades de assistência de enfermagem a pacientes pediátricos em momento do pós-operatório da cirurgia de Norwood.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025