SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Uso de ultrassonografia à beira leito na assistência de enfermagem ao paciente crítico pré-transplante cardíaco: um relato de caso.

THAISA REMIGIO FIGUEIREDO, Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Maria Luiza Maia Guimarães, Luana Carvalho Leite, Gabrielle Morais Pereira, Maria Fernanda de Lima, Andreia Soares da Silva, Christefany R. B. Costa
Universidade de Pernambuco - Recife - PE - Brasil

Introdução: O uso da ultrassonografia na assistência direta à beira leito, é denominado ultrassonografia “point of care” (POCUS) e permite a obtenção de informações clínicas essenciais à sistematização do cuidado de enfermagem. Assim, a introdução da tecnologia de insonação na dinâmica diária da enfermagem impulsiona o cuidado de qualidade e a tomada de decisão na assistência, constituindo uma prática inovadora e promissora. Diante disso, este estudo teve como objetivo descrever o uso do POCUS durante a assistência de enfermagem a um paciente em estado crítico, pré-transplante cardíaco, bem como sua relevância para o direcionamento do Processo de Enfermagem (PE). Método: Trata-se de um relato de caso, baseado no checklist CARE (Case Reports Guidelines), realizado em um centro de referência em cardiologia, durante a assistência de enfermagem a um paciente crítico em lista de espera para transplante cardíaco. Na realização do POCUS foram avaliadas as janelas paraesternal de eixo longo, paraesternal de eixo curto, apical de quatro câmaras e subxifóide. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE 81189324.6.0000.5192. Resultados:J.D.M, 56 anos, sexo masculino, hipertenso, diabético, portador de doença renal crônica, ex-tabagista, ex-etilista, foi admitido em unidade de emergência, com queixa de dispneia paroxística noturna, ortopneia, dispneia aos mínimos esforços e edema em membros inferiores. Após quatro meses de internamento, evoluiu em Parada Cardiorrespiratória com posterior retorno de circulação espontânea e transferência para o centro de terapia intensiva (CTI). Mantendo o quadro crítico (Fração de Ejeção de 18%), o paciente foi encaminhado ao bloco cirúrgico para implantação de um dispositivo de assistência ventricular do tipo Balão Intra-Aórtico. Após re-admissão em CTI, foi realizado o POCUS cardíaco que permitiu a análise da contratilidade cardíaca, do funcionamento valvar e da presença de líquido pericárdico, relacionando os achados com a sistematização do cuidado. Foi evidenciado o risco para débito cardíaco diminuído, associado a hipocinesia ventricular difusa, refletida em pressão arterial média de 54 mmHg, em uso de dobutamina. Foram definidas como intervenções de enfermagem a necessidade de controle ácido-básico, administração de medicamentos, vigilância contínua de parâmetros hemodinâmicos e gerenciamento do protocolo de emergência. Conclusão: O PE associado a inovação tecnológica do POCUS, pode conduzir o processo do cuidar de forma assertiva, qualificada e segura durante a assistência de enfermagem a pacientes críticos.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025