SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Atuação da equipe de enfermagem em Times de Resposta Rápida: protocolo assistencial para implantação em um centro de referência em cardiologia.

THAISA REMIGIO FIGUEIREDO, Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Mariana Miguel Ferreira Campos, Yasmin dos Santos Martins, Gleicy Karine Nascimento de Araújo Monteiro, Luenda Pereira Bazante
Universidade de Pernambuco - Recife - PE - Brasil

Introdução/Fundamentos: A adoção de protocolos assistenciais assegura a melhoria da assistência e promove práticas baseadas em evidências científicas, além de minimizar a variabilidade nas condutas entre os membros da equipe de saúde. Assim, a criação e validação de um protocolo assistencial de Times de Resposta Rápida (TRR), ao orientar a detecção precoce de sinais de deterioração clínica, auxilia no cuidado ao paciente, melhora a segurança e reduz o risco de agravos. Além disso, um protocolo estruturado contribui para o desenvolvimento profissional da equipe de enfermagem, fortalecendo seu conhecimento e capacitação para agir em situações críticas. Método: Estudo metodológico de abordagem quantitativa, conduzido em duas etapas principais: a construção do protocolo assistencial por meio de uma revisão de literatura e a validação do conteúdo por um comitê de juízes especialistas, utilizando o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que avalia a concordância entre os especialistas quanto às competências do protocolo.O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE: 75867223.9.0000.5192 e parecer número 6.557.613. Resultados: A partir da revisão da literatura sobre o tema, foram definidos os conteúdos e elaborado um fluxograma visual que orienta as ações do TRR em situações de emergência. Na etapa de validação, os formulários avaliativos foram enviados a 72 especialistas das áreas de cardiologia, emergência e terapia intensiva, sendo obtidas 8 respostas ao final do período de coleta de dados. Os itens avaliados incluíram compreensão, completude, relevância, precisão, consistência e aplicabilidade, todos com IVC maior que 80%, indicando aprovação e validade do conteúdo. Conclusões:A implantação de um protocolo de TRR impacta significativamente a prática de enfermagem, fortalecendo o papel dos enfermeiros como protagonistas no cuidado ao paciente em risco. O protocolo foi desenvolvido para padronizar o atendimento diante de situações de deterioração clínica, assegurando intervenções rápidas e eficazes. Obteve-se uma ferramenta válida para implantação em serviços de saúde, que direciona a atuação da equipe de enfermagem em TRR e é capaz de promover melhorias no cuidado prestado e no desenvolvimento profissional.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025