Introdução/Fundamentos: A importância da implementação de estratégias educacionais para o desenvolvimento e melhoria das competências e habilidades dos profissionais de enfermagem na atuação em Times de Resposta Rápida (TRR) e identificação de sinais de deterioração clínica, tem se destacado, sendo fundamental para o reconhecimento de falhas no conhecimento e para promoção da educação em saúde como forma de prevenção de eventos adversos. Assim, o desenvolvimento e validação de cartilhas educativas não apenas reforçam as informações transmitidas, mas também contribuem para tornar o aprendizado mais acessível e eficaz. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, norteado pelo instrumento Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence. O estudo foi desenvolvido em três etapas: (1) levantamento bibliográfico, (2) elaboração do material educativo e (3) validação do material por um comitê de juízes especialistas. A cartilha educativa foi construída de acordo com as recomendações para produção e eficácia de materiais educativos direcionados a profissionais de saúde, considerando aspectos como conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE: 75867223.9.0000.5192 e parecer número 6.557.613.Resultados: A cartilha foi construída com 13 páginas, e a temática foi dividida em oito tópicos principais, sendo adicionadas imagens ilustrativas com o intuito de facilitar o entendimento e deixar o material mais didático. A validação da cartilha foi realizada mediante avaliação de seis juízes especialistas, que contribuíram para a análise do material, visando assegurar a relevância, adequação e clareza do conteúdo. Todos os itens obtiveram IVC maior que 80%, indicando aprovação e validade. As avaliações recebidas forneceram informações importantes para identificar áreas de melhorias e destacar pontos fortes do material, demonstrando potencial da cartilha como uma ferramenta educativa. Conclusões: A construção e divulgação de materiais educativos, como uma cartilha, é uma estratégia que ajuda a preencher lacunas no conhecimento dos profissionais da saúde e promover a educação em saúde. A cartilha foi desenvolvida com o propósito de facilitar a compreensão e auxiliar no manejo dos pacientes, destacando-se como uma ferramenta acessível e eficaz para a disseminação de informações de forma clara e objetiva.