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Cartilha educativa sobre Times de Resposta Rápida e sinais de deterioração clínica como tecnologia de ensino-aprendizagem para profissionais de enfermagem em um centro de referência em cardiologia

THAISA REMIGIO FIGUEIREDO, Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Anaísa Maria de Santana, Bruna Barros Aca Staudinger, Natália Ramos Costa Pessoa
Universidade de Pernambuco - Recife - PE - Brasil

Introdução/Fundamentos: A importância da implementação de estratégias educacionais para o desenvolvimento e melhoria das competências e habilidades  dos profissionais de enfermagem na atuação em Times de Resposta Rápida (TRR) e identificação de sinais de deterioração clínica, tem se destacado, sendo fundamental para o reconhecimento de falhas no conhecimento e para promoção da  educação em saúde como forma de prevenção de eventos adversos. Assim, o desenvolvimento e validação de cartilhas educativas não apenas reforçam as informações transmitidas, mas também contribuem para tornar o aprendizado mais acessível e eficaz. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, norteado pelo instrumento Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence. O estudo foi desenvolvido em três etapas: (1) levantamento bibliográfico, (2) elaboração do material educativo e (3) validação do material por um comitê de juízes especialistas. A cartilha educativa foi construída de acordo com as recomendações para produção e eficácia de materiais educativos direcionados a profissionais de saúde, considerando aspectos como conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura. A   pesquisa   foi   aprovada   pelo   Comitê   de   Ética   em   Pesquisa sob CAAE: 75867223.9.0000.5192 e parecer número 6.557.613.Resultados: A cartilha foi construída com 13 páginas, e a temática foi dividida em oito tópicos principais, sendo adicionadas imagens ilustrativas com o intuito de facilitar o entendimento e deixar o material mais didático. A validação da cartilha foi realizada mediante avaliação de seis juízes especialistas, que contribuíram para a análise do material, visando assegurar a relevância, adequação e clareza do conteúdo. Todos os itens obtiveram IVC maior que 80%, indicando aprovação e validade. As avaliações recebidas forneceram informações importantes para identificar áreas de melhorias e destacar pontos fortes do material, demonstrando potencial da cartilha como uma ferramenta educativa. Conclusões: A construção e divulgação de materiais educativos, como uma cartilha, é uma estratégia que ajuda a preencher lacunas no conhecimento dos profissionais da saúde e promover a educação em saúde. A cartilha foi desenvolvida com o propósito de facilitar a compreensão e auxiliar no manejo dos pacientes, destacando-se como uma ferramenta acessível e eficaz para a disseminação de informações de forma clara e objetiva.

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19, 20 e 21 de Junho de 2025