Introdução
A resternotomia apresenta um alto risco de lesão cardiovascular intraoperatória devido a aderências retroesternais. As estratégias atuais incluem o uso da tomografia computadorizada (TC) pré-operatória para avaliar a gravidade da aderência, embora os achados específicos da TC associados ao risco de lesão não estejam totalmente estabelecidos. O objetivo deste trabalho foi identificar os achados pré-operatórios da TC associados ao risco de lesão intraoperatória e desenvolver escores preditivos simples com potencial para orientar o planejamento cirúrgico.
Métodos
Foi realizado um estudo retrospectivo em pacientes submetidos a TC torácica até 30 dias antes da esternotomia, de 2019 a 2023. As imagens de TC foram revisadas quanto aos padrões de aderência retroesternal, classificados como distância, contato ou aderência (Figura), e localizados por segmento (terços retroesternais superior, médio ou inferior) ou por órgão (veia inominada, aorta, ventrículo direito, átrio direito ou artéria pulmonar). Preditores detectados por regressão logística foram utilizados para desenvolver os escores diagnósticos. A acurácia dos escores foi avaliada por curvas de característica de operação e a confiabilidade interobservador foi avaliada por coeficiente de correlação intraclasse.
Resultados
Foram incluídos 429 pacientes, dos quais 105 (24%) tiveram lesões cardiovasculares, incluindo lesões durante a reentrada ou após a instalação da circulação extracorpórea. A aderência do terço médio (p < 0,001), a calcificação (p < 0,001) e a idade (p = 0,002) foram preditores significativos na abordagem segmentar. A aderência, a calcificação (p < 0,001) e a idade (p = 0,001), aderência da aorta (p = 0,001) e do átrio direito (p = 0,034) foram preditores significativos na abordagem por órgão. Os escores CAST (“Calcification, Age, Sternal Thirds”) e ARCA (“Aorta, Right Atrium, Calcification, Age”) foram desenvolvidos e apresentaram acurácia razoável (AUC = 0,785 e 0,765, respectivamente) e boa confiabilidade interobservador (ICC > 0,9).
Conclusões
A TC pré-operatória pode identificar pacientes com alto risco de lesão cardiovascular intraoperatória durante a resternotomia. Os escores CAST e ARCA oferecem uma abordagem confiável, baseada em TC, para avaliar esse risco, potencialmente aprimorando o planejamento cirúrgico e as estratégias de intervenção preventiva, melhorando, assim, os resultados em reoperações cardíacas de alto risco.