SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Modelo de predição diagnóstico para amiloidose cardíaca devido à transtirretina: Insights do registro brasileiro multicêntrico REACT-SP

Kevin Rafael De Paula Morales, Cristhian Espinoza Romero, Edileide B. Correia, Otavio Rizzi Coelho Filho, Phillip Scheinberg, Murillo De Antunes, Pedro Vellosa Schwartzmann, Sandrigo Mangini, Bruno Vaz Kerges Bueno, Fabio Fernandes
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A amiloidose cardíaca por transtirretina (ATTR-CA) apresenta desafios diagnósticos, apesar das modalidades avançadas de diagnóstico. Identificar preditores diagnósticos primários usando ferramentas acessíveis, como eletrocardiograma (ECG) e ecocardiografia transtorácica (ETT), é essencial para o reconhecimento precoce.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar os preditores diagnósticos primários eletrocardiográficos e ecocardiográficos da ATTR-CA por meio de um modelo de predição.

Métodos: Dados do registro REACT-SP, envolvendo pacientes diagnosticados com ATTR-CA. Parâmetros eletrocardiográficos e ecocardiográficos foram avaliados, e análises estatísticas foram conduzidas para identificar variáveis preditivas associadas ao diagnóstico de ATTR-CA. Análise de regressão binária, tanto univariada quanto multivariada. A análise da curva ROC e o índice de Youden foram realizados. Um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo para todas as análises. Após a análise de regressão, o modelo final para o escore foi: -7,5 + (idade x 0,03) + (disfunção diastólica x 1,33) + (preservação apical x 1,5) + (septo x 0,4).

Resultados: 755 pacientes foram incluídos, com predominância masculina e uma idade mediana de 65 anos. Baixa voltagem e padrão de pseudoinfarto foram alterações comuns no ECG, enquanto preservação apical e parâmetros ecocardiográficos específicos foram observados. A análise multivariada identificou idade [OR 1,031 (1,008-1,053); p = 0,007], espessura do septo interventricular (SIV) [OR 1,449 (1,273-1,650); p < 0,001], apical sparing [OR 4,450 (2,302-8,602), p < 0,001] e disfunção diastólica (DD) ≥ grau II [OR 3,801 (1,979-7,299); p < 0,001] como preditores significativos do diagnóstico de ATTR-CA. A área sob a curva do novo escore para diagnóstico de amiloidose foi 0,940 (0,933-0,946), p < 0,001, com uma sensibilidade de 91% e especificidade de 83% quando o valor resultante da análise do índice de Youden foi -0,0513.

Conclusões: Este estudo valida as alterações no ECG e na ETT como preditores-chave do diagnóstico de ATTR-CA em uma grande amostra multicêntrica. Parâmetros ecocardiográficos como a presença de apical sparing, DD grau ≥II e espessura do SIV demonstraram bom poder preditivo. Em relação a outros parâmetros, apenas a idade foi identificada como preditora diagnóstica. O modelo de escore proposto teve excelente desempenho para o diagnóstico de ATTR-CA.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025