SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Identificação de Micropartículas e Micro-organismos em Trombos de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio

Kelly Silva, Luiz Fernando Zanin, M. Higuchi, F. Menezes, P. Milanez, R. Coimbra, F. Fonseca, A. Santana, J. Pereira
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - - SP - BRASIL, UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL, INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

 Introdução

A presença de micropartículas (MPs) e microrganismos (MOOs) em trombos tem sido implicada na patogênese do infarto agudo do miocárdio. Entretanto, as evidências in vivo ainda são escassas. Este estudo tem como objetivo identificar e comparar a presença de MPs, Mycoplasma pneumoniae e Chlamydophila pneumoniae em trombos de pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra desnivelamento do segmento ST (IAMCSST) submetidos à angioplastia de resgate (r-PCI) versus angioplastia primária (p-PCI), por meio de microscopia eletrônica de transmissão.

Métodos
Este estudo multicêntrico prospectivo incluiu 20 pacientes com IAMCSST, tratados em 3 hospitais no Brasil. Os pacientes foram submetidos a p-PCI ou r-PCI de acordo com os protocolos institucionais. Amostras de trombos foram obtidas via trombectomia manual, processadas e analisadas por microscopia eletrônica de transmissão para identificar MPs (100 < MPs < 1.000 nm) e MOOs (Figura).

Resultados
As MPs (setas verdes) foram mais abundantes no grupo r-PCI, com mediana de 30 U em comparação a 10 U no grupo p-PCI (P = 0,007). 
Mycoplasma pneumoniae (setas vermelhas) e Chlamydophila pneumoniae (setas azuis) foram detectados em ambos os grupos, com maior prevalência no grupo r-PCI. A quantidade mediana de Mycoplasma foi de 2,5 U no grupo r-PCI e 0,5 U no grupo p-PCI (P = 0,05). Para Chlamydophila, a mediana foi de 4 U no grupo r-PCI e 0,5 U no grupo p-PCI (P = 0,1).

Conclusão
Este pequeno estudo fornece evidências in vivo inéditas da presença de MPs e MOOs específicos em trombos de pacientes com IAMCSST. A maior prevalência desses componentes no grupo r-PCI sugere um possível papel nas diferenças de desfechos observadas entre r-PCI e p-PCI.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025