SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Medida Desacompanhada da PA de Consultório: concordância com a MAPA de 24h e implicações terapêuticas. Estudo MERCURY-3.

Vinícius Carvalhêdo Cunha, Fernando Yue Cesena, Yolanda Gomes Cavini, Eduardo Iasbeck G Brasil, Victor Felipe de A. Matos, Ludmila R do Carmo, Fernanda M Consolim-Colombo, Márcio G Sousa, Antônio G Laurinavicius
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

 

INTRODUÇÃO:

A Medida Desacompanhada (MDPAC) é uma alternativa a medida tradicional de Pressão Arterial de consultório (PAC) com o intuito de amenizar o efeito do avental branco. No entanto, sua acurácia diagnóstica e suas implicações no manejo da hipertensão arterial permanecem pouco exploradas. Este estudo avaliou a concordância entre MDPAC, PAC e MAPA de 24h em pacientes hipertensos tratados, com foco na reclassificação do fenótipo de PA.

MÉTODOS:

Recrutamos 73 pacientes hipertensos (idade média: 69,1 ± 11,7 anos; 56,2% do sexo feminino, 49% em uso de >3 medicamentos anti-hipertensivos), que foram sequencialmente submetidos a MDPAC e PAC, ambas realizadas mediante dispositivo automatizado (Omron HBP 1100). A MDPAC seguiu o protocolo SPRINT, em sala isolada e registrando três leituras, adotando-se a média das duas últimas. Todos os pacientes foram submetidos a MAPA de 24 horas dentro dos 30 dias seguintes e mantendo o esquema anti-hipertensivo. As leituras de PA foram comparadas pelo teste de Friedman e a concordância foi avaliada pelos coeficientes de correlação intraclasse (CCI) e gráficos de Bland-Altman. As mudanças nos fenótipos de PA entre MDPAC e PAC foram ilustradas mediante o diagrama de Sankey.

RESULTADOS:

A mediana da PAC (144/78 mmHg) foi maior do que as medianas da MDPAC (141/70 mmHg) e da MAPA de vigília (123/74 mmHg; p < 0,001 para os componentes sistólico e diastólico). O CCI entre PAC e MDPAC foi de 0,749 (IC 95%: 0,651–0,823) para PA sistólica e de 0,782 (IC 95%: 0,694–0,847) para PA diastólica. Adotando como referência a MAPA de vigília, os gráficos de Bland-Altman revelam uma redução do viés com a MDPAC em comparação com a PAC (Fig. 1). Com base na PA os pacientes foram classificados em 4 fenótipos: hipertensão controlada (HC), 32,9%; hipertensão do avental branco não controlada (HABNC), 32,9%; hipertensão mascarada não controlada (HMNC), 5,5%; e hipertensão não controlada, 28,8%. Notavelmente, a MDPAC reclassificou 37,5% dos casos de HABNC como HC e 16,7% dos casos de HC como HABNC (Fig. 2).

CONCLUSÃO:

Embora a substituição de PAC pela MDPAC tenha reduzido o efeito do avental branco, ambos os métodos mostraram baixa concordância com a MAPA de 24h.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025