INTRODUÇÃO: Situs inversus totalis (SIT) é uma alteração congênita que ocorre por um defeito de rotação das vísceras durante a fase embrionária, resultando numa imagem em espelho dos órgãos viscerais. Tem um caráter autossômico recessivo e sua incidência é de 1 a cada 10000 pessoas.
RELATO DE CASO: Relatamos um caso de um paciente de 60 anos com diagnostico de angina estável que apresentava SIT associado a dextrocardia. Tinha um histórico de Hipertensão Arterial sem tratamento medicamentoso associado a tabagismo ativo com elevada carga tabágica. Iniciou quadro anginoso há poucos meses antes da internação com piora progressiva, sendo então encaminhado para investigação. A cineangiocoronariografia evidenciou um padrão de lesão tri arterial. Optado por manter paciente internado para cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM) na mesma internação devido a gravidade das lesões. Realizou angiotomografia de tórax que não evidenciou outras alterações. Ecocardiograma demonstrou função biventricular preservada sem outras alterações estruturais. Paciente submetido então a CRVM. Após a esternotomia e abertura do pericárdio, evidenciado imagem em espelho do coração e vasos da base. Devido à disposição anatômica, optado por dissecção de artéria mamaria direita e ressecção de dois segmentos de veia safena. Realizado canulação de aorta e átrio direito para linhas arterial e venosa, respectivamente. As anastomoses foram realizadas com o cirurgião principal situado a esquerda do paciente, diferente da posição usual, realizada a direita. As anastomoses de ponte de veia safena em aorta foram realizadas com pinçamento intermitente. A cirurgia ocorreu sem intercorrências com tempo total de circulação extracorpórea de 60 minutos e anoxia de 47 minutos. Paciente extubado no pós operatório imediato, com alta da UTI cardiológica no 2º dia pós operatório e alta hospitalar no 4º dia de pós operatório.
DISCUSSÃO: Realizar uma CRVM em pacientes com SIT é algo raro durante a carreira do cirurgião cardiovascular, tendo apenas 35 casos relatados em todo mundo nas bases de dados. Visto a singularidade do caso, um bom planejamento pré-operatório e estudo anatômico são fundamentais. O posicionamento do cirurgião principal a esquerda do paciente parece facilitar a realização das anastomoses durante a cirurgia.