Introdução: Após o infarto agudo do miocárdio (IM), ocorre ativação inflamatória local e sistêmica, que pode causar alterações em outros órgãos e sistemas, como a musculatura esquelética. Os receptores de ligação a nucleotídeos são sensibilizados por substâncias liberadas de células necróticas e formam os inflamassomas, que atuam na ativação e liberação da interleucina (IL)-1beta e do processo inflamatório. O metotrexato (MTX) é um potente imunomodulador, que apresentou bons desfechos na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução da ativação de inflamassomas em pacientes com doenças inflamatórias ou autoimunes. O MTX associado a nanopartículas de núcleo lipídico (MTX-LDE) reduziu a inflamação e melhorou a função cardíaca em ratos infartados.
Objetivo: Avaliar os efeitos da administração tardia de MTX-LDE na remodelação cardíaca e resposta inflamatória do músculo esquelético sóleo em ratos infartados.
Materiais e Métodos: Ratos machos Wistar foram submetidos a cirurgia de indução de infarto ou cirurgia fictícia e foram divididos nos grupos Sham (n=11), IM (n=11) e IM-MTX (n=12). O tratamento com MTX-LDE foi iniciado três semanas após a cirurgia na dose de 1 mg/kg/semana durante 7 semanas, por via intraperitoneal. A expressão gênica e proteica de NLRP1, NLRC4, NLRP3, ASC, pro-CASP-1, CASP-1, pro-IL-1 beta and IL-1 beta do músculo sóleo foi avaliada por RT-PCR e Western blotting, respectivamente. As estruturas e a função do ventrículo esquerdo (VE) foram avaliadas por ecocardiograma ao final do estudo. Apenas ratos com área de infarto maior que 35% da área total do VE foram incluídos no estudo. Análise estatística: teste t de Student, ANOVA e Bonferroni.
Resultados: A área de infarto não diferiu entre os grupos (IM: 43,9 ± 6,21; IM-MTX: 42,7 ± 5,36% p>0,05). Os resultados do ecocardiograma estão apresentados na Tabela. A expressão de marcadores inflamatórios do músculo sóleo não diferiu entre os grupos.
Conclusão: O tratamento tardio com metotrexato associado a nanopartículas de núcleo lipídico não modula o processo de remodelação cardíaca ou a resposta inflamatória do músculo esquelético sóleo de ratos infartados.