SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

ANÁLISE DA PROBABILIDADE DE SÍNDROME CORONÁRIA AGUDA E PERFIL EPIDEMIOLÓGICO EM CENTRO DE DOR TORÁCICA REFERENCIADO

Fernando Bruetto Rodrigues, Maurício N. Machado, Rosana G. Bruetto, Marcelo Nakazone, Lilia N. Maia, José C. Nicolau
FACULDADE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP - - SP - BRASIL, INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, H. BASE - SJRP - SP - Brasil

Introdução: A maioria dos pacientes com dor torácica atendidos em centros não referenciados tem moderada/baixa probabilidade de síndrome coronária aguda (SCA). Existe pouca informação sobre o perfil epidemiológico em centros de dor torácica (CDT) referenciados e se os serviços de regulação são capazes de encaminhar efetivamente pacientes com alta probabilidade.

Objetivo: Avaliar as características epidemiológicas em um CDT referenciado (102 municípios) e a probabilidade dos sintomas e sinais serem devido a uma SCA secundária a doença arterial coronariana (DAC), de acordo com a classificação de Braunwald.

Métodos: Foram avaliados retrospectivamente 8.423 pacientes (2016-2021) de um banco de dados prospectivo do CDT composto por dados da ficha eletrônica de dor torácica. O sistema possui algoritmos para determinação da probabilidade de SCA e é capaz de identificar elevações significativas de troponina, avaliar deltas e curvas, e identificar a presença de critérios diagnósticos de infarto de acordo com a Quarta Definição Universal de Infarto.

Resultados: Alta probabilidade de SCA ocorreu em 58% dos pacientes, intermediária em 25,5% e baixa em 16,5%. A maioria eram idosos (60%), 56,8% homens e 83,8% apresentavam pelo menos um fator de risco: hipertensão arterial (66,5%), diabetes mellitus (26,9%), dislipidemia (21,9%), tabagismo (22,4%), sedentarismo (22,8%), antecedente familiar de DAC precoce (5,9%), forte estresse emocional (5,7%), doença vascular periférica (3,3%), doença renal crônica (3,9%) e DAC prévia (27,4%).

Conclusão: Concluímos que a maioria dos pacientes foram classificados como alta probabilidade, o que sugere que foram adequadamente referenciados. Os pacientes eram majoritariamente idosos e com alta prevalência de fatores de risco.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025