INTRODUÇÃO: As Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) são extensões universitárias que visam complementar a formação acadêmica com atividades que promovem o aprofundamento no ensino e pesquisa, projetos sociais e imersão teórica e prática em diversas especialidades médicas. Ainda, possibilitam o desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional. Dada a importância dessas atividades para a formação médica, torna-se indispensável avaliar a percepção dos estudantes de medicina, protagonistas do processo formativo, para fortalecer e consolidar o papel das ligas acadêmicas no cenário da educação formal. Analisar a percepção dos discentes de medicina de Rondônia sobre como as LAM contribuem para o desenvolvimento profissional e, sob esse viés, destacar a relevância das ligas acadêmicas para a educação médica no Brasil.
MÉTODOS: Estudo de campo, exploratório, com abordagem qualiquantitativa, no qual foi elaborado um questionário eletrônico com perguntas objetivas, visando avaliar a percepção discente sobre o impacto das LAM na formação médica. Amostra composta por alunos de medicina, do ciclo básico ao internato, vinculados aos cursos de Porto Velho, Cacoal, Vilhena, Jaru e Ji-Paraná.
RESULTADOS: Amostra de 143 estudantes: 63% do ciclo básico, 17% do ciclo clínico e 20% do internato. Quanto a participação em ligas: 54% não fazem parte de nenhuma enquanto 46% fazem parte de uma ou mais. Indagados se consideram que as LAM são fundamentais para a formação médica: 88% concordam, 12% discordam. Com efeito, 67% afirmam que as ligas complementam os déficits educacionais de suas faculdades, enquanto apenas 9% julgam que não e 24% não souberam opinar. Ademais, 79% afirmaram que as ligas contribuem para a escolha da futura especialização médica, porém somente 4% acham que não e 17% não souberam opinar.
CONCLUSÃO: As LAM têm um impacto significativo na formação dos estudantes, permitindo interagir com profissionais experientes e aprofundar o aprendizado teórico e prático nos temas de interesse dos alunos. A pesquisa revelou que, mesmo entre aqueles que não participam de alguma liga, 88% as consideram importantes para suprir lacunas na educação formal e 79% as julgam essenciais na escolha da futura especialização médica; assim, não apenas proporcionam autoconfiança e desenvolvimento profissional, mas também oferecem palco para explorar afinidades nas áreas de atuação intra e extra-hospitalar. Tal cenário, ratifica a relevância das LAM para uma educação mais completa, forjando melhores médicos para o futuro.