Introdução: Considerando os eventos cardiovasculares (CV) de origem multifatorial, este estudo observacional tem o objetivo de analisar as características clinicas e hemodinâmicas dos pacientes de alto risco cardiovascular em uma análise da função endotelial através da Dilatação mediada pelo Fluxo (FMD).
Métodos: Foram incluídos 366 pacientes de alto risco cardiovascular, Categorizamos 4 grupos de pacientes conforme a variação do FMD no primeiro minuto após a isquemia em 4 grupo: grupo1(G1) referente a uma variação paradoxal, ou seja, FMD1º min <0, n= 86 (23,5%); grupo 2 (G2) com FMD1º min de 0-2,7%, n=91 (24,9%); grupo 3 (G3) FMD1º min 2,71-4,4, n=94 (25,7%) e grupo 4 (G4) com FMD1º min > 4,4; n=88 (24%). Avaliamos cada grupo comparando os dados demográficos, histórico clínico, exame físico, ecocardiografia transtorácica, estudo sobre a eficiência mecânica ventricular para o sistema arterial, capilaroscopia periungueal para uma melhor compreensão da correlação da doença microvascular com a função macrovascular e a absorciometria de Raios-X de Dupla Energia associando a análise da composição corporal (distribuição de gordura e massa muscular esquelética) com os grupos estudados de FMD no primeiro minuto.
Análise estatísica: Os dados descritivos são apresentados como mediana e amplitude interquartil para as variáveis contínuas; ou frequência e porcentagem para as variáveis categóricas. As variáveis contínuas não apresentaram distribuição normal de acordo com o teste Kolmogorov-Smirnov. Foi utilizado o teste Kruscal-Wallis e o teste Chi-quadrado para comparação não ajustada entre os grupos de desfecho clínico. A regressão logística ordinal foi aplicada para a avaliação das características e resultados dos exames complementares conforme a divisão do FMD no primeiro minuto.
Resultados: A mediana do FMD no primeiro minuto dessa população de alto risco CV após a isquemia foi de 2,77% com amplitude interquartil de 4,27. O G1 com FMD no 1ºmin <0 (comportamento paradoxal) é o com maior número de medicações de uso contínuo, com significância estatítica para bloqueadores de canais de calcio (p<0,001), Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (p=0,025), Beta bloqueadores (p<0,001) e AAS (p=0,024). Na regressão ordinal para analise da geometria ventricular houve significancia estatistica em comparação ao G4 mesmo ajustado para sexo e idade, com G1 (p=0,002),G2 (p=0,023) e G3 (0,244). A densidade capilar avaliada pela capilaroscopia não mostrou diferença entre os grupos.
Conclusão:Percebemos uma relação entre os pacientes com pior FMD e maior risco CV.