SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

ESTUDO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL DA AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO ENDOTELIAL EM PACIENTES DE ALTO RISCO CARDIOVASCULAR

Bárbara Sanae Assato, Mariana Baldini Campos, Vaneza Lira Waldow Wolf, SHEILA TATSUMI KIMURA MEDORIMA, Joaquim de Paula Barreto Fonseca Antunes de Oliveira, Andrei Carvalho Sposito
UNICAMP - Campinas - São Paulo - Brasil

Introdução: Considerando os eventos cardiovasculares (CV) de origem multifatorial, este estudo observacional tem o objetivo de analisar as características clinicas e hemodinâmicas dos pacientes de alto risco cardiovascular em uma análise da função endotelial através da Dilatação mediada pelo Fluxo (FMD).

 

Métodos: Foram incluídos 366 pacientes de alto risco cardiovascular, Categorizamos 4 grupos de pacientes conforme a variação do FMD no primeiro minuto após a isquemia em 4 grupo: grupo1(G1) referente a uma variação paradoxal, ou seja, FMD1º min <0, n= 86 (23,5%); grupo 2 (G2) com FMD1º min de 0-2,7%, n=91 (24,9%); grupo 3 (G3) FMD1º min 2,71-4,4, n=94 (25,7%) e grupo 4 (G4) com FMD1º min > 4,4; n=88 (24%). Avaliamos cada grupo comparando os dados demográficos, histórico clínico, exame físico, ecocardiografia transtorácica, estudo sobre a eficiência mecânica ventricular para o sistema arterial, capilaroscopia periungueal para uma melhor compreensão da correlação da doença microvascular com a função macrovascular e a absorciometria de Raios-X de Dupla Energia associando a análise da composição corporal (distribuição de gordura e massa muscular esquelética) com os grupos estudados de FMD no primeiro minuto.

Análise estatísica: Os dados descritivos são apresentados como mediana e amplitude interquartil para as variáveis contínuas; ou frequência e porcentagem para as variáveis categóricas. As variáveis contínuas não apresentaram distribuição normal de acordo com o teste Kolmogorov-Smirnov. Foi utilizado o teste Kruscal-Wallis e o teste Chi-quadrado para comparação não ajustada entre os grupos de desfecho clínico. A regressão logística ordinal foi aplicada para a avaliação das características e resultados dos exames complementares conforme a divisão do FMD no primeiro minuto.

Resultados: A mediana do FMD no primeiro minuto dessa população de alto risco CV após a isquemia foi de 2,77% com amplitude interquartil de 4,27. O G1 com FMD no 1ºmin <0 (comportamento paradoxal) é o com maior número de medicações de uso contínuo, com significância estatítica para bloqueadores de canais de calcio (p<0,001), Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (p=0,025), Beta bloqueadores (p<0,001) e AAS (p=0,024). Na regressão ordinal para analise da geometria ventricular houve significancia estatistica em comparação ao G4 mesmo ajustado para sexo e idade, com G1 (p=0,002),G2 (p=0,023) e G3 (0,244). A densidade capilar avaliada pela capilaroscopia não mostrou diferença entre os grupos.

 

Conclusão:Percebemos uma relação entre os pacientes com pior FMD e maior risco CV.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025