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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Relato de Experiência: Simulação Realística de Parada Cardiorrespiratória em uma escola federal de medicina super nova.

MOESSA, K. F., RODRIGUES, G. M., SANTOS, D. F., SILVA, F. P., RODRIGUES, A. A., NETO, A. C. F., RIBAS, M. N. L., PEREIRA, G. M., DUARTE, P. R. A.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT - CATALÃO - GOIÁS - BRASIL

Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção da circulação sanguínea decorrente da suspensão súbita dos batimentos cardíacos. A identificação e o manejo em uma PCR devem ser trabalhados na formação dos estudantes de medicina. Dessa forma, este relato apresenta a experiência de uma simulação realística baseada em diretriz internacional no manejo da PCR, em virtude de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos dos discentes.Assim, este módulo aprimora as habilidades médicas em um cenário de emergência, pois uma equipe treinada ao realizar manobras de Reanimação Cardiopulmonar de forma rápida e eficaz aumenta as taxas de sobrevida de pacientes após uma PCR. Métodos: A simulação é feita no módulo habilidades clínicas do curso de medicina da Universidade Federal de Catalão, os estudantes são divididos em grupos com cinco integrantes.Cada estudante assumiu uma função de acordo com o sorteio: líder, medicação, ventilação e dois para reversar na massagem cardíaca. É uma situação em que o paciente está em ambiente intrahospitalar, o líder identifica a PCR, conforme o Suporte Básico de Vida, e chama a equipe para conduzir a PCR. Durante a PCR é avaliado pelos docentes: o comando do líder, a identificação de ritmos chocáveis e não chocáveis, o revezamento e verificação de ritmos entre os ciclos a cada 2 minutos, é observada a qualidade das compressões, ventilações e medicação e suas dosagens. Este protocolo de atendimento de PCR foi baseado na Atualização das Diretrizes de 2020 da American Heart Association. Resultados: A simulação prática foi possível evidenciar a dificuldade dos estudantes quanto a qualidade das compressões torácicas, a identificação dos ritmos cardíacos,as dosagens das medicações, a forma adequada de utilizar oxigenoterapia e quando utilizar uma via avançada respiratória.Apesar da fundamentação teórica, quando se aplica os conceitos em um cenário prático, fica clara a  importância do treinamento contínuo dos estudantes. Ademais, houve o rodízio entre os estudantes para habilitá-los nas diferentes posições de atuação durante a PCR. Conclusão: A prática da simulação de PCR proporcionou um aprendizado significativo para os estudantes, além de reforçar a importância e necessidade da permanente integração entre teoria e prática no curso. O feedback dos docentes é de suma importância, pois evidencia de forma personalizada os pontos a serem melhorados e quais já foram garantidos pelo estudante na condução da PCR. Por conseguinte, entendemos que as simulações realísticas são de suma importância para a formação médica

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