Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção da circulação sanguínea decorrente da suspensão súbita dos batimentos cardíacos. A identificação e o manejo em uma PCR devem ser trabalhados na formação dos estudantes de medicina. Dessa forma, este relato apresenta a experiência de uma simulação realística baseada em diretriz internacional no manejo da PCR, em virtude de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos dos discentes.Assim, este módulo aprimora as habilidades médicas em um cenário de emergência, pois uma equipe treinada ao realizar manobras de Reanimação Cardiopulmonar de forma rápida e eficaz aumenta as taxas de sobrevida de pacientes após uma PCR. Métodos: A simulação é feita no módulo habilidades clínicas do curso de medicina da Universidade Federal de Catalão, os estudantes são divididos em grupos com cinco integrantes.Cada estudante assumiu uma função de acordo com o sorteio: líder, medicação, ventilação e dois para reversar na massagem cardíaca. É uma situação em que o paciente está em ambiente intrahospitalar, o líder identifica a PCR, conforme o Suporte Básico de Vida, e chama a equipe para conduzir a PCR. Durante a PCR é avaliado pelos docentes: o comando do líder, a identificação de ritmos chocáveis e não chocáveis, o revezamento e verificação de ritmos entre os ciclos a cada 2 minutos, é observada a qualidade das compressões, ventilações e medicação e suas dosagens. Este protocolo de atendimento de PCR foi baseado na Atualização das Diretrizes de 2020 da American Heart Association. Resultados: A simulação prática foi possível evidenciar a dificuldade dos estudantes quanto a qualidade das compressões torácicas, a identificação dos ritmos cardíacos,as dosagens das medicações, a forma adequada de utilizar oxigenoterapia e quando utilizar uma via avançada respiratória.Apesar da fundamentação teórica, quando se aplica os conceitos em um cenário prático, fica clara a importância do treinamento contínuo dos estudantes. Ademais, houve o rodízio entre os estudantes para habilitá-los nas diferentes posições de atuação durante a PCR. Conclusão: A prática da simulação de PCR proporcionou um aprendizado significativo para os estudantes, além de reforçar a importância e necessidade da permanente integração entre teoria e prática no curso. O feedback dos docentes é de suma importância, pois evidencia de forma personalizada os pontos a serem melhorados e quais já foram garantidos pelo estudante na condução da PCR. Por conseguinte, entendemos que as simulações realísticas são de suma importância para a formação médica