SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Ocronose no sistema cardiovascular: fator de risco para Doença Arterial Coronariana?

Nathássia Rodrigues Guedes, Filipe Rocha da Silva, Gabrielle Batista Moreira, Andeile de Albuquerque Galhardo, Daniel Ferron Silva, Pedro Henrique Silva Sousa, Bruno Mahler Mioto
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO

A Ocronose é uma doença genética rara do metabolismo da tirosina, autossômica recessiva, decorrente da ausência da enzima ácido homogentísico oxidase, provocada pela mutação no gene 3q (3q21–q23). O aumento progressivo dos níveis de ácido homogentísico leva à deposição e polimerização do pigmento em vários tecidos e órgãos, podendo ocasionar, inclusive, anormalidades cardiovasculares. Embora a literatura proponha que o envolvimento da valva aórtica seja o mais comum, a Doença Arterial Coronariana também pode estar associada à Ocronose, porém com o mecanismo subjacente a esse processo ainda pouco esclarecido. Parece razoável que a deposição do pigmento ocronótico no endotélio vascular ocasione a lesão inicial responsável pela gênese do ateroma.

DESCRIÇÃO DO CASO

Paciente, 64 anos, sexo masculino, hipertenso bem controlado. Afirma dor torácica em aperto iniciada há dois anos, desencadeada por esforço e com melhora ao repouso, de caráter progressivo, associada a dispneia aos moderados esforços. Realizada angiografia coronariana que evidenciou artéria coronária circunflexa de grande importância anatômica, com lesão focal de 80% em terço médio; e artéria coronária direita de grande importância anatômica, com lesão focal de 80% no terço proximal. Ao ecocardiograma, desempenho sistólico preservado e valva aórtica fibro-calcificada com sinais estenose moderada e insuficiência discreta. Submetido a angioplastia das artérias coronárias direita e circunflexa, com melhora importante dos sintomas.

CONCLUSÃO

A incidência do acometimento cardiovascular pela Ocronose ainda é subestimada, devido à raridade da doença. Sugere-se que, além do acometimento valvar, a doença pode levar ao processo de aterosclorese das artérias coronárias, com importante aumento da morbidade e mortalidade dos pacientes. Assim, torna-se fundamental que os estudos progridam na determinação da provável relação entre Doença Arterial Coronariana e Ocronose, para que o quadro clinico possa ser reconhecido e tratado precocemente.  

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025