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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

CRONOTIPO, QUALIDADE DO SONO E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Thaynara de M. Bezerra, Daniela dos S. Rego, Eptácio N. da Silva, Larissa B. Lima, Adriano D. Bastos, Samanda de S. Silva, Helton F. Mota, Ricardo G. de Sousa, Gean de L. Silva, Rosyvaldo F. Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - - MA - BRASIL, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - SÃO RAIMUNDO NONATO - PI - BRASIL, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - SÃO LUÍS - MA - BRASIL

Introdução: O sono desempenha um papel importante no desenvolvimento físico e emocional dos adolescentes, que estão em um período de intenso aprendizado e diferenciação. A cronotipologia é o ramo da ciência que estuda ritmos biológicos presentes nos seres vivos. Dentre esses ritmos, o ritmo circadiano humano é um tipo especial de ritmo biológico, desempenhando um papel crucial em várias atividades do dia a dia. Objetivos: Descrever a qualidade do sono aferida com as características de matutinidade/vespertinidade e correlacioná-la com o desempenho acadêmico de alunos do ensino médio de uma escola pública federal. Metodologia: Foram avaliados 25 alunos de ambos os sexos (mulheres: 56%), com idade média de 16,52±1,08 anos, peso médio de 62±12,35kg e IMC de 20,51±5,32. O cronotipo foi avaliado pelo Ritmo Circadiano por meio do Questionário de Vespertinidade e Matutinidade (MEQ-AS). A Qualidade do Sono foi mensurada pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), e o rendimento acadêmico foi avaliado com base nas notas das disciplinas de Português e Matemática, extraídas do histórico escolar dos alunos. Resultados: Eficiência do sono (%) 92,76±5,63; Latência (min) 30±24,06; Horas dormidas por noite 7:15±0,05. Entre os participantes, 28% apresentaram qualidade do sono Boa, 20% relataram Distúrbios do Sono e 52% apresentaram qualidade do sono Ruim. Quanto ao cronotipo, 64% dos alunos foram classificados como Intermediários e 36% como Matutinos Moderados. A disposição na primeira meia hora após acordar foi descrita como "Razoavelmente Cansado". O desempenho acadêmico médio foi de 8,40±0,98 em Português e 8,68±0,93 em Matemática. Além disso, os dados mostraram uma correlação inversamente proporcional (Pearson) entre escores do sono e desempenho acadêmico em Português (-0,106; p>0,05) e Matemática (-0,108; p>0,05). Conclusão: Embora os alunos acordem razoavelmente cansados, apresentam uma boa eficiência do sono, o que pode estar relacionado ao desempenho acadêmico. Todavia, não podemos ignorar o fato de que 72% dos participantes não apresentam uma boa qualidade do sono. 

 

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19, 20 e 21 de Junho de 2025