SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

INCIDÊNCIA DE NASCIDOS VIVOS COM COMUNICAÇÃO INTERVENTRICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO DE 2019 A 2023

Fernanda Moris Pompeu, Júlia Pauli De Cól, Rafael Grion Valente, Antony Oliveira Silva, Luccas Braz Pires Paraguassú de Souza, Caroline Sollis, Paula Daniela Lopes Cardoso de Campos
Universidade de Marília- UNIMAR - Marília - SP - Brasil, Universidade Estadual de Londrina- UEL - Londrina - Paraná - Brasil

INTRODUÇÃO: A Comunicação Interventricular (CIV), dentre as Doenças Cardíacas Congênitas (DCC), representa um defeito congênito estrutural na formação cardíaca, de origem embrionária, abrangendo anormalidades desde o tempo de formação da alça ventricular até o fechamento da comunicação ventricular. Nesse sentido, a malformação do septo cardíaco que delimita os ventrículos direito e esquerdo pode ser variável, apresentando abertura única ou múltiplas fendas, assim como tamanhos distintos, sendo possível diagnosticar tal anomalia durante o período gestacional; fato que, devido ao subdiagnóstico da condição e à subnotificação dos casos, permanece, por vezes, não valorizado. Desse modo, dada a frequência desta patologia, este estudo objetiva analisar a incidência da CIV no estado de São Paulo entre 2019 e 2023.

METODOLOGIA: Realizou-se um estudo observacional, descritivo e transversal, através da coleta de dados referentes à incidência de nascidos vivos com Comunicação Interventricular, obtidos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados analisados correspondem ao período de 2019 a 2023, utilizando as variáveis: nascidos vivos e detecção de anomalia e/ou defeito congênito, filtrando apenas diagnósticos únicos de Comunicação Interventricular em pacientes de ambos os sexos, nascidos exclusivamente no estado de São Paulo.

RESULTADOS: No período destacado, entre 2019 a 2023, houve 2.683.755 nascidos vivos no estado de São Paulo, sendo que, destes, 36.444 diagnosticados com pelo menos uma anomalia ou defeito congênito ao nascimento. Entre eles, 391 casos notificados de Comunicação Interventricular. Diante desse contingente de notificações, notou-se a progressão exponencial na incidência anual dessa anomalia no intervalo temporal relatado, sendo 59 casos em 2019, 76 em 2020, 67 em 2021, 75 em 2022 e 114 notificações em 2023, representando um aumento de 93,22% na incidência anual de tal malformação congênita entre o ano inicial e o ano final analisados.

CONCLUSÃO: Conclui-se que houve uma progressão na incidência e diagnóstico de casos no período observado, destacando o aumento significativo no número de casos em 2023, que representa, aproximadamente, 30% do total de notificações nos últimos 5 anos. Por fim, reitera-se que, apesar da possível remissão espontânea de alguns tipos de CIV, bem como seu tratamento adequado, seja ele clínico ou cirúrgico, sua notificação deve ser priorizada.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025