Introdução
A Doença cardiovascular é a principal causa de morte entre mulheres, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são fatores de risco para o seu desenvolvimento, além de um grande desafio de saúde pública, sendo fortemente associadas a estilos de vida inadequados. Programas de intervenção em estilo de vida, que abordam pilares como sono, estresse, alimentação e atividade física, podem ter impacto positivo tanto em parâmetros físicos quanto em comportamentos de saúde.
Objetivos
Este estudo teve como objetivo medir o impacto de um programa de educação em saúde em uma população de mulheres, avaliando mudanças no comportamento do estilo de vida e em parâmetros físicos e laboratoriais.
Métodos
Estudo prospectivo realizado com 22 mulheres, durante 4 meses, composto por 5 encontros presenciais e 4 online, conduzidos por uma equipe multiprofissional (médicas, nutricionista, preparador físico e psicóloga).
Foram abordados os pilares do estilo de vida: sono, estresse, alimentação e movimento. Os dados coletados incluíram parâmetros físicos (peso, índice de massa corporal - IMC, força muscular, circunferência abdominal, pressão arterial) e laboratoriais (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicemia, TGO, TGP e HbA1c) no início e ao final do projeto. Além disso, foi aplicado um questionário de estilo de vida (sf-36) para avaliar os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente.
Resultados
Após a intervenção, observou-se uma redução média de 3,5% no peso corporal e de 4,2% no IMC. Houve melhora significativa na força muscular, com aumento médio de 8% nos membros superiores. Os parâmetros laboratoriais também apresentaram melhoras, com redução de 15% nos níveis de triglicerídeos e 12% no LDL, além de aumento de 10% no HDL. O questionário de estilo de vida revelou avanços nos domínios físico (de 3,1 para 4,0) e psicológico (de 3,2 para 3,8), com destaque para a categoria relações sociais, que subiu de 3,5 para 4,2. A adesão à atividade física também cresceu, com mais de 70% das participantes relatando práticas regulares ao final do projeto.
*figura 1
*fugura 2
Classificação do SF 36