SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPLANTE DE PRÓTESE AÓRTICA (TAVI) EM PACIENTE COM VALVA QUADRICUSPIDE E INSUFICIÊNCIA AÓRTICA PURA

Tiago Porto Di Nucci, Evandro Gomes de Matos Junior, Gustavo Melo Gomes de Matos, Jose de Arimateia Francisco, Jose Humberto Pucci de Mesquita Filho, Fernanda Betanho Mori, Cledicyon Eloy da Costa, Aloisio Marchi da Rocha
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS – PUCAMP - - SP - BRASIL

Paciente masculino de 82 anos, hipertenso e diabético com doença renal crônica não dialitica (clearance de creatinina de 32), com histórico de doença arterial coronária , apresentou múltiplas internacões por descompensação cardiaca. Sabidamente portador de valva aórtica quadricuspide, cursou com rápida deterioração da valva, evoluindo para insuficiência aórtica (IAo) acentuada.

O Ecocardiograma mostrou fração de ejeção de 32%, com aumento acentuado das câmaras esquerdas e IAo acentuada em valva quadricuspide.

Tendo em vista a fragilidade do paciente, com mobilidade reduzida por osteoartose de quadril e calculos dos scores de risco cirúgico se revelando elevados, a decisão do Heart Team foi indicar TAVI.

Procedimento realizado sob anestesia geral e monitorização com ecocardiograma transesofágico, foi implantada prótese autoexpansivel Evolut R 29 (com 40% de oversize) sob rapid pacing na terceira tentativa. 

Alta hopitlar após 3 dias, mantendo-se em classe funcional I, sem piora da função renal.

No acompanhamento ambulatorial após um ano, mostrou-se com boa evolução sem novas internações , em classe funcional I, com melhora expressiva da fração de ejeção, redução das cavidades cardíacas e prótese normofuncionante.

Conclusão: A valva aórtica quadricuspide é um achado extremamente raro (0,003 - 0,045%) que acaba gerando maior falha da coaptação das cuspides, podendo levar a insuficiência. Apesar de uma indicação fora da bula, a TAVI acaba sendo uma opção interessante para pacientes que tenham elevado risco de cirurgia convencional, desde que utilizando elevado overssize para reduzir o risco de embolização.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025