SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Variabilidade dos valores de atenuação de gordura pericoronariana (PCAT) entre plataformas de análise

Bruna R Scarpa Matuck, Anum Zehra, Matthew Matheson, Aysa Ostovaneh, Jeff Trost, Gilberto Szarf, Carlos V Serrano Jr, Joao AC Lima, Armin A Zadeh
Johns Hopkins - Baltimore - MD - USA, INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - - SP - BRASIL

Introdução: O índice de atenuação da gordura pericoronariana (PCAT) é um marcador de inflamação vascular associado a eventos cardiovasculares, que pode auxiliar na estratificação do risco cardiovascular. Diversas plataformas disponibilizam a avaliação deste índice, mas a comparabilidade dos resultados não é estabelecida.

 

Métodos: Em uso estudo piloto prospectivo, 18 pacientes com antecedente de doença arterial coronariana (DAC) foram submetidos a Tomografia computadorizada de ultra-alta-resolução (TC UAR) (Canon Precision, 160 x 0.25mm). Os 40mm proximais das artérias descendente anterior (DA), circunflexa (Cx) e coronária direita (CD) foram analisados. O valor médio da atenuação da gordura pericoronariana em um raio de 3mm a partir da borda externa da parede do vaso foi obtido utilizando as mesmas imagens de cada paciente, visualizadas em duas plataformas distintas: 1: Vitrea, Vital Images, version 7.15.8, Canon Medical Informatics e 2: QAngioCT RE 3.2, Medis, Netherlands. Para avaliar a correlação entre examinadores, um segundo examinador analisou todos os estudos na plataforma 1. A diferença entre os valores da atenuação da gordura pericoronariana (Plataforma 1 menos Plataforma 2, e examinador 1 menos examinador 2) para cada vaso foi calculada e modelada usando regressão linear com equações de estimativa generalizadas para considerar medidas repetidas no nível do paciente.

 

Resultados: A idade média dos pacientes foi de 65.8 anos, 16 pacientes tinham DAC obstrutiva (88.9%) e o escore de cálcio médio (Agatston score) foi de 1180. Na análise comparativa entre as plataformas, houve diferença significativa nas medidas de atenuação da gordura pericoronariana entre os vasos (p= 0.02). Estimativas individuais demonstraram diferença significativa na análise das artérias DA e Cx (p=0.03 e p < 0.0001, respectivamente), sem diferença na análise de CD (p=0.77). Não houve diferenças significativas entre os examinadores (p=0.52). A tabela 1 apresenta a variabilidade das medidas dos valores médios de atenuação da gordura pericoronariana entre plataformas (A) e entre examinadores (B).

 

Conclusão: A medida de PCAT foi significativamente diferente para DA e Cx entre duas plataformas comercialmente disponíveis, mas não para CD. A variabilidade entre examinadores foi consistente em todos os vasos, indicando confiabilidade das medidas.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025