SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Uso de dispositivo de mensuração das métricas das compressões torácicas em forma de relógio de pulso inteligente melhora qualidade da ressuscitação cardiopulmonar?

LEANDRO MENEZES ALVES DA COSTA, Leandro M. A. Costa, Thiago Luis Scudeler, Rafael Amorim Belo Nunes, Rafael Otto Schneidewind, Roger Pereira de Oliveira, Rogerio Ferrari Peron
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - SÃO PAULO - SP - BRASIL

Introdução: A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade é fundamental para aumentar as chances de retorno à circulação espontânea durante a parada cardíaca. Embora as diretrizes atuais recomendem o uso de dispositivos de feedback para treinamento e aplicação clínica, sua disponibilidade na prática real ainda é limitada. Para suprir essa lacuna, desenvolvemos um aplicativo de feedback para RCP integrado a um smartwatch, visando capacitar indivíduos não treinados a realizar RCP com precisão em situações de emergência. Como os smartwatches são dispositivos usualmente utilizados pelos próprios usuários, essa tecnologia representa uma solução acessível sem a necessidade de equipamentos adicionais e onerosos. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um smartwatch atualizado como dispositivo de feedback em tempo real para RCP, melhorando métricas de compressão torácica entre profissionais de saúde e considerando a ampla disponibilidade global da tecnologia vestível.

Métodos: Estudo sequencial, unicêntrico, envolvendo 90 participantes. O protocolo consistiu em duas sessões de 2 minutos de compressões torácicas, separadas por um intervalo de 2 minutos de repouso. Os participantes inicialmente realizaram RCP sem assistência, seguidos por uma segunda sessão utilizando o aplicativo de feedback VIMO CPR (VIMO smartwatch, VIMO SA, Brasil), integrado ao Apple Watch Series 9 (Apple Inc., Cupertino, CA, EUA). A qualidade da RCP foi avaliada pelos dados registrados no manequim (software SkillReporting, LAERDAL MEDICAL, Stavanger, Noruega). O desfecho primário foi a taxa composta de eficácia de profundidade e frequência das compressões. 

Resultados: O uso do smartwatch com feedback de RCP melhorou significativamente a eficácia global das compressões, com uma taxa composta de 88,17% ± 16,31 em comparação com 69,43% ± 32,1 sem o dispositivo (p <0,001). O dispositivo também aumentou de forma significativa a eficácia média da profundidade das compressões (81,95% vs. 72,0%; p < 0,001) e da frequência das compressões (83,23% vs. 53,3%; p < 0,001) em relação às compressões sem assistência.

 Conclusão: O uso do smartwatch com tecnologia de feedback melhora significativamente a qualidade da RCP ao garantir compressões torácicas de alta qualidade, conforme preconizado pelas diretrizes atuais.  A assistência à RCP por meio de smartwatches apresenta um grande potencial para aprimorar a RCP realizada por leigos, representando uma aplicação prática com impacto potencial na sobrevida dos pacientes.

 
 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

45º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

19, 20 e 21 de Junho de 2025